Comissão da OAB-AM realiza I Encontro Intergeracional e lançamento de cartilha sobre os direitos da pessoa idosa

54
FOTO: (Felipe Martins/OAB-AM)

Nesta segunda-feira, dia 31 de outubro, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas, por meio da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, realizou o I Encontro Intergeracional da Adolescência X Envelhecência. Ainda no evento, foi realizado o lançamento da Cartilha Direito da Pessoa Idosa, que tem como objetivo levar informações acerca dos direitos que essas pessoas possuem na sociedade.

No encontro também foi feita a entrega de certificados aos membros da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa e para o presidente da Comissão OAB Jovem, Nil Ferreira.

O evento aconteceu no auditório da Escola Superior de Advocacia do Amazonas (ESA), localizado na rua São Benedito, bairro Adrianópolis, Zona Sul.

Para o presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça, esse evento e o trabalho da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, são de suma importância, tendo vista todo o serviço prestado à sociedade. Ele destaca que o lançamento da cartilha servirá como apoio aos idosos e impulsionará o conhecimento sobre os seus direitos.

Durante o evento, o médico geriatra e reitor da (FUNATI), Euler Ribeiro e a especialista em gerontologia e assistente social, Kennya Mota, ministraram as palestras “A Universidade da Terceira Idade como Protagonista ao Empreendedorismo” e “Direitos Humanos, Estatuto da Pessoa Idosa e Políticas Públicas”, respectivamente.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas (CAAAM), Simonetti Neto, comentou sobre a imagem distorcida que a sociedade tem sobre a velhice.

FOTO: (Felipe Martins/OAB-AM)

“Quando entrei na faculdade, o meu pai era mais novo que eu, e eu já o considerava velho, e a gente cria essa imagem sobre o que é ser velho, o que é ser idoso, e é preciso assimilar que isso tudo mudou. Hoje entendo eu, que a questão de ser idoso é algo voltado para a qualidade de vida, e é preciso que cada um tenha a responsabilidade de propagar isso”, disse Simonetti Neto.

Segundo a presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, Yaci Derzi, o evento tem como finalidade sensibilizar a sociedade e trabalhar para que todos tenham um envelhecimento digno na sociedade.

“O objetivo do evento foi esclarecer e sensibilizar a sociedade para a importância do envelhecimento. Nós sabemos que a população de idosos será superior a de jovem até 2050 segundo novas perspectivas. Então nós temos que trabalhar a nossa sociedade para oferecer aos idosos um envelhecimento saudável e com qualidade”, declarou Derzi.

Cartilha Direito da Pessoa Idosa

No evento ainda foi feito o lançamento da I Cartilha da Pessoa Idosa, que contém informações sobre os direitos desses indivíduos, como o direito à vida, a previdência e a gratuidade no transporte público, dentre outros direitos que essas pessoas possuem na sociedade.

Artigo anteriorComissão Jovem da OAB-AM realiza feijoada em prol de Convenção Nacional
Próximo artigoComissão da OAB-AM realiza entrega de alimentos ao Lar das Marias