Livro sobre diferenças entre leis indígenas e legislação brasileira é lançado na OAB-AM

151

Na tarde desta segunda-feira (10/10), a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas, por meio da Comissão de Amparo e Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, lançou o livro “Direito da Pessoa em Conflito com a Lei ou a Lei do “Branco” em Conflito com os Povos Indígena?”. O lançamento da obra aconteceu no miniauditório da OAB-AM, situada na av. Humberto Calderaro, bairro Adrianópolis, zona sul.

A ocasião contou com a presença do presidente da seccional, Jean Cleuter Mendonça, da presidente da Comissão de Amparo e Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, Adriana Inory, da autora da obra, Claudina Azevedo, e de várias autoridades da instituição, bem como de indígenas que prestigiaram o lançamento.

Segundo o presidente da seccional, Jean Cleuter Mendonça, o livro tem um papel fundamental para esclarecer dúvidas da sociedade acerca da cultura indígena e suas normas sociais e culturais, que em alguns casos são distintas da legislação brasileira.

Para a presidente da Comissão de Amparo e Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, Adriana Inory, a obra precisa ser reconhecida na sociedade visto que a população indígena ainda luta para ter a sua cultura respeitada.

“O tema do livro precisa ganhar espaço para discussão em nossa sociedade uma vez que somos o Estado brasileiro com o maior número de etnias indígenas, sendo 53 etnias no Amazonas e 34 etnias na capital Manaus, nós os indígenas ainda precisamos lutar muito para termos nossa cultura respeitada e o tema trás essa reflexão”, disse Inory.

Livro

O lançamento do livro “Direito da Pessoa em Conflito com a Lei ou a Lei do “Branco” em Conflito com os Povos Indígena?” é um momento importante para a sociedade, uma vez que o livro marca e traz uma reflexão significativa sobre a cultura dos povos originários, bem como suas leis e regras internacionais que em grande parte não são compatíveis com a legislação dos não indígenas.

Artigo anteriorOAB-AM realizará evento voltado às crianças no Clube dos Advogados
Próximo artigoOAB-AM realiza evento em comemoração ao Dia das Crianças no Clube dos Advogados