OAB-AM cria Comissão Indígena e empossa advogada da etnia Kanamari

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), criou a Comissão Indígena e empossou como presidente uma advogada da etnia Kanamari. O ato aconteceu na noite de quinta-feira (21/07), na sede da instituição, localizada no bairro Adrianópolis, zona sul. Na ocasião, Adriana Inori e Fernando Cruz foram nomeados como presidente e vice-presidente da comissão, respectivamente.

Para o presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça, o objetivo da comissão é assegurar a proteção dos direitos dos povos indígenas, fiscalizar as pautas  análogas em todo estado, estando sempre atento para defender os povos e as comunidades, pautados no princípio da constituição federal, que garante proteção a todos.

“A pauta do indígena ela é muito importante para nós. Os índios são os verdadeiros donos dessa terra e eles chegaram antes de nós. A acessibilidade ela é constitucional, o acesso à justiça é constitucional e a OAB não pode permitir que os indígenas não tenham acesso a justiça e essa é uma briga da nossa gestão. A comissão vai fazer um estudo, discutir a melhor abordagem que podemos fazer para construir uma defesa das pautas indígenas. O desafio é grande e nós vamos em frente”, garantiu Jean Cleuter.

Segundo a presidente da comissão, Adriana Inori, da família, ela foi a única com oportunidade de estudar e se aperfeiçoar para defender as causas indígenas e essa luta será feita de forma assídua e intransigente.

“Assegurar os direitos fundamentais nessa causa tão importante que é a causa das etnias, das populações indígenas. Fazer com que nós passamos de vítima para protagonista da nossa história. Nós temos uma história, uma cultura que deve ser protegida e meu papel é esse, trabalhar em parceria com os órgãos, firmar diálogos e projetos que possam contribuir para as etnias indígenas,” disse.

Fotos: Jefferson da Silva OAB-AM

Artigo anteriorComissão da OAB-AM estuda projetos para ajudar população atingida pela cheia
Próximo artigoOAB-AM realiza feijoada em comemoração ao mês da advocacia