OAB-AM participa do lançamento do “Alô Tribunal”, ferramenta do TCE-AM que agiliza atendimento aos advogados

63
Presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Simões Mendonça, ao lado do presidente do TCE-AM, Érico Desterro. FOTO: Cristie Sicsú/OAB-AM

Nesta segunda-feira, dia 15 de maio, a da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), participou do lançamento da ferramenta “Alô Tribunal”, do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), que irá facilitar a comunicação direta e imediata entre as partes processuais, incluindo advogados e representantes legais, que necessitam de acesso aos serviços dos gabinetes dos conselheiros e auditores.

O presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça, esteve presente no evento e destacou a importância da iniciativa para otimizar o atendimento processual.

“É de suma importância, pois é um novo momento no Tribunal de Contas do Estado, que está ampliando o atendimento além do atendimento presidencial ou atendimento virtual que tem como objetivo atender todos os advogados de forma mais célere e os advogados também do interior do estado do Amazonas, que é importante que eles possam ter acesso, possam tirar dúvidas, possam fazer os pedidos também necessários para o andamento processual. Eu acredito que ganha o tribunal de contas, ganha advocacia e ganha a sociedade amazonense”, disse o presidente da Seccional.

Presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Simões Mendonça (FOTO: Ana Jatahy/TCE-AM)

Segundo o presidente do TCE-AM, Érico Desterro, a parceria com a OAB-AM é de grande importância para o sucesso da plataforma e para ouvir sugestões dos advogados amazonenses.

“Com a pandemia, esses contatos remotos ou virtuais estão cada vez mais frequentes e necessárias. O tribunal tem que cada vez mais buscar estas soluções que esse relacionamento melhore para que as coisas fluam mais, de forma mais eficiente. Eu espero que seja um projeto vitorioso para todos nós, eu agradeço a OAB Amazonas, que aceitou prontamente essa parceria e na medida do possível nós queremos ouvir da OAB sugestões dos advogados, que serão os grandes usuários disso, e quando eles tiverem críticas a fazer para melhoria do sistema estas crises serão sempre bem-vindas e nós estaremos dispostos a melhorar e aperfeiçoar esse sistema”, enfatizou Desterro.

O projeto foi idealizado pelo diretor jurídico do TCE-AM e presidente da Comissão de Inovação Jurídica e Contábil, Daniel Gerhard, que ressaltou a importância da ferramenta para proporcionar celeridade tanto para as partes interessadas quanto para os técnicos que atuam nos gabinetes dos conselheiros e auditores.

(FOTO: Ana Jatahy/TCE-AM)

Sobre o Alô Tribunal

A ferramenta Alô Tribunal” irá permitir que os advogados e representantes legais obtenham informações atualizadas sobre o andamento dos processos, sem a necessidade de deslocamento físico até o Tribunal, o que representa um avanço significativo para a comunidade jurídica. Além disso, a ferramenta permitirá uma visão geral dos procedimentos em andamento, beneficiando tanto as partes interessadas quanto os relatores dos processos.

Com a ferramenta, cada gabinete designará um servidor responsável pelo atendimento ao público ou organizará internamente um sistema de rodízio. A Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) fornecerá o suporte técnico necessário para criar os links de acesso à plataforma de videoconferência Google Meet, que serão disponibilizados no Portal da Corte de Contas. É importante ressaltar que o “Alô Tribunal” não substitui os sistemas de processos eletrônicos do TCE-AM, sendo vedado o seu uso para o protocolo de petições.

Com a implementação da ferramenta “Alô Tribunal”, que será realizada por meio da plataforma de videoconferência Google Meet, os gabinetes de conselheiros e auditores irão atender as demandas das partes interessadas durante o horário de expediente, das 10h às 12h, seguindo o horário de Manaus, por meio do endereço virtual https://www2.tce.am.gov.br/?page_id=63719.   

Artigo anteriorOAB-AM participa da comissão organizacional do II Concurso Público Nacional Unificado para Magistratura do Trabalho
Próximo artigoInteligência Artificial e Direito: OAB-AM participa de Encontro da UEA sobre a tecnologia no contexto jurídico