Em cerimônia que celebrou a pluralidade e o acolhimento, membros da OAB-AM tomam posse

Solenidade de posse aconteceu no Teatro Amazonas e reuniu autoridades do judiciário, executivo e legislativo

Em uma cerimônia que celebrou a paridade e o acolhimento, os membros da diretoria e conselho da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), tomaram posse na manhã desta sexta-feira (08/04), no Teatro Amazonas. A solenidade reuniu aproximadamente 700 pessoas, entre advogados, autoridades do executivo, legislativo, judiciário e familiares dos empossados.

Em seu discurso de posse, o presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça, afirmou que essa gestão é histórica, pois é a maior união da advocacia amazonense e brasileira, que nasceu em um projeto de união por dois grupos que tem o mesmo objetivo, servir a advocacia.

O presidente garantiu ainda que a instituição vai continuar defendendo a democracia, a liberdade de imprensa, lutar pela redução das desigualdades sociais, da mesma forma que vai defender a Zona Franca de Manaus, responsável por gerar emprego e renda aos amazonenses.

“Iremos realizar uma gestão histórica, com o apoio incondicional do nosso presidente nacional, Beto Simonetti. A OAB estará sempre vigilante, pois a nossa bandeira é a valorização da advocacia, sempre em defesa das prerrogativas profissionais. Não será tolerada nenhuma forma a violação do texto constitucional. Seremos sempre pautados pela independência da Ordem dos Advogados do Brasil”, disse Jean Cleuter.

Pela primeira vez no Amazonas, após tomar posse como presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, parabenizou o presidente Jean Cleuter pela assunção ao cargo e afirmou que a OAB tem história altiva na sociedade em favor da classe dos advogados e que será uma instituição de portas abertas para advocacia, para cidadania e para o estado de direito.

“Estender a mão, se doar, esse é o bônus da advocacia. Nós somos produtos da luta daqueles que vieram antes de nós. Nossa missão é respeitar o legado e fazer jus a história da nossa instituição e é isso que nós vamos fazer”, disse.

Mesa diretora

Estiveram presentes na cerimônia, o governador do estado, Wilson Lima, o prefeito de Manaus, David Almeida, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), desembargador Érico Desterro, o desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), João de Jesus Abdala Simões, o deputado federal e vice-presidente da Câmara Federal, Marcelo Ramos, a desembargadora presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 11ª região, Ormy da Conceição Dias Bentes, a corregedora do Ministério Público do Amazonas (MPE), Sílvia Abdala, além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil de diversos estados da federação.

Representatividade feminina

A secretária-geral, Omara Gusmão, em seu discurso, pontuou a gestão que possui grande representatividade feminina e que vai lutar pelas mulheres advogadas e pela classe feminina como um todo, principalmente por mulheres em estado de vulnerabilidade.

“A OAB será cada vez mais democrática, inclusiva, plural, uma instituição que está atenta todas as pautas da sociedade. A sociedade amazonense confia que a OAB seja defensora dos seus legítimos direitos e nós não podemos jamais transigir o estado de direito, os direitos humanos, a inclusão, os direitos das mulheres. Na secretaria geral tenho a incidência de dar continuidade a quem me antecedeu nesse cargo. São os passos que fazem os caminhos e estaremos unidos em cada um dos passos que iremos dar”, afirmou.

Perfil do presidente

Jean Cleuter Simões Mendonça é amazonense, tem 52 anos, casado. Atua na área jurídica desde 1998. Mestrando em Direito Tributário e advogado com especialização em Direito Processual Civil. Além do Direito também é graduado em Administração com habilitação em Comércio Exterior.

Ingressou no Direito após acompanhar a atuação de meu tio em uma ação reclamatória trabalhista.

Jean foi juiz Classista do Trabalho (1998/2001). Foi presidente da Comissão Nacional de Direito Tributário (2013/2015). Conselheiro Federal Efetivo da OAB (2010/2013). Membro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda- CARF/ MF (2008/2012). Secretário da Comissão Nacional de Estudos de Direito Tributário da OAB (2010/2013). Professor universitário de Direito Processual Civil (desde 2005). Com vasta história na advocacia amazonense e atuação firme no Conselho Federal da Ordem na relatoria da inclusão dos advogados na modalidade de Simples Nacional, Jean já tinha disputado a presidência da seccional Amazonas duas vezes. Ele foi eleito em dezembro de 2021.

Fotos: Nathalie Brasil OAB-Nacional, Equipe DiCastro e Danilo Egle

Artigo anteriorOAB celebra 90 anos da seccional do Amazonas
Próximo artigoOAB realiza primeiro curso para servidores em parceria com TJAM