OAB inaugura ponto de atendimento com a Receita Federal

Pela primeira vez na história, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) inaugurou um Ponto de Atendimento Virtual (PAV) em parceria com a Receita Federal. O evento ocorreu na tarde desta segunda-feira (21/02). O posto está localizado na sede da Ordem, na avenida Humberto Calderaro, bairro Adrianópolis, zona sul.

Presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça, discursando durante a inauguração do ponto de atendimento

O projeto tem por objetivo aproximar o órgão federal dos advogados e da sociedade, fornecendo mais agilidade e facilidade aos processos tributários. No ponto de atendimento, serão disponibilizados dois funcionários da OAB-AM que foram treinados pela Receita Federal. O PAV vai atuar recebendo a demanda e encaminhando os processos para o órgão federal. Por sua vez, a Receita Federal vai enviar a demanda solucionada para Ordem.

Participaram da inauguração a secretária-geral da OAB-AM, Omara Gusmão, membros da Comissão de Direito Tributário, a presidente Ragélia Kanawaki e a vice-presidente Michele Maia Assad.

De acordo com o presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça, o ponto de atendimento faz parte do projeto da Receita Federal em se aproximar do cidadão e desmitificar aquela imagem que a instituição que está presente apenas para cobrar.

“Quando o cidadão vier a OAB, ele vai ter um profissional para atendê-lo e que possa tirar as dúvidas. Nós ficamos muito felizes em ver que a instituição está com o trabalho de se aproximar da população, oferecendo seus serviços e mostrando soluções. A advocacia vai ter acesso aos seus processos de uma maneira mais célere e nós estamos fazendo um marco histórico nesse momento, pois agora o advogado pode vim aqui e resolver com maior celeridade os seus processos administrativos junto à Receita Federal”, afirmou.

Segundo o delegado da Receita Federal, Eduardo Badaró, a OAB é uma grande parceira e a inauguração do ponto de atendimento vai facilitar tanto o trabalho do advogado como do órgão público. “O advogado tem uma importância nessa matéria que a receita trata, que é o sistema tributário nacional. A OAB ter essa extensão da Receita na sede é de extrema importância. Ela está ajudando as pessoas, por meio dessa parceria, não só o advogado como a sociedade em geral”, garantiu.

O convênio foi assinado na gestão do ex-presidente Marco Aurélio Choy e Grace Benayon, sendo firmado a parceria nesta gestão.

Fotos: Jefferson da Silva

Artigo anteriorOAB realiza evento de boas-vindas aos aprovados no Exame de Ordem
Próximo artigoOAB-AM realiza entrega de carteira aos novos advogados