Beto Simonetti é eleito presidente da OAB Nacional

317

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) elegeu o conselheiro federal pelo Amazonas e advogado Beto Simonetti como novo presidente nacional da instituição. A eleição ocorreu na noite desta segunda-feira (31/01) no plenário da OAB, em Brasília.

A cerimônia de posse está prevista para acontecer na manhã de terça-feira (01/02). Por conta da pandemia da covid-19, os dois eventos foram fechados apenas para membros da Ordem.

O presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça, participou da eleição e parabenizou Beto Simoneti pela ascensão ao cargo. “A advocacia só tem a ganhar com o nosso nobre amigo assumindo a presidência. Um homem como ele, grande profissional de conduta ilibada e com a experiência dele, por ter contribuído tanto para OAB Amazonas, tenho certeza que a advocacia no nosso estado vai ganhar um olhar especial em âmbito nacional”, afirmou.

Candidato

O conselheiro federal pelo Amazonas José Alberto Simonetti, de 43 anos, foi candidato à presidência nacional da Ordem. Conhecido como Beto Simonetti desde que começou na profissão de advogado, em 2001, ele exercia a função de secretário-geral da OAB.

A chapa de Simonetti tem o nome “OAB de Portas Abertas” e foi registrada com o apoio de 26 seccionais da OAB. O principal requisito para qualquer advogada ou advogado do país disputar a eleição nacional da OAB é ter o apoio de, pelo menos, seis seccionais estaduais.

“O momento é de união e diálogo. Queremos construir pautas capazes de unir a advocacia. A OAB tem que dialogar com todas as instituições, com todos os poderes. Minha proposta é uma gestão independente, inclusiva e participativa. Nossa principal missão será olhar para o dia a dia do advogado, que exerce uma profissão essencial ao estado de direito e ao devido processo legal”, afirma o advogado amazonense.

Perfil

Natural de Manaus, Beto Simonetti é advogado criminalista. Ele tem pós-graduação em Direito Penal e em Processo Penal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Sua atuação na advocacia é voltada, principalmente, para a Justiça Federal e os tribunais superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Simonetti é casado com a Carol e pai da Beatriz e do Bernardo. Seu pai, Alberto Simonetti Cabral Filho, foi quatro vezes presidente da seccional da OAB no Amazonas. Seu irmão, Alberto Simonetti Cabral Neto, foi conselheiro federal e também presidiu a seccional.

Beto Simonetti está em seu quarto mandato como conselheiro federal da OAB pelo Amazonas e, em novembro de 2021, foi reeleito para começar o quinto mandato em 2022. Ao longo desses mandatos, desempenhou funções relevantes dentro do sistema OAB, como diretor-geral da Escola Nacional da Advocacia, corregedor-geral adjunto, ouvidor-geral do sistema OAB e secretário-geral do Conselho Federal. Ele também atuou, dentro da OAB Nacional, pela aprovação do projeto que se tornaria a Lei de Abuso de Autoridade.

Fotos: DivulgaçãoOAB

Artigo anteriorXXXIII Exame de Ordem: Confira o resultado definitivo da 2ª fase
Próximo artigoOAB-AM lança edital de convocação para eleição em Manacapuru