Feminicídio é tema de Seminário realizado pela Comissão da Mulher Advogada

Atualmente estima-se que ocorreram, em média, 5.664 mortes de mulheres por causas violentas a cada ano, 472 a cada mês, 15,52 a cada dia, ou uma a cada hora e meia.  As regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte apresentaram as taxas de feminicídios mais elevadas, respectivamente, 6,90, 6,86 e 6,42 óbitos por 100.000 mulheres, são os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea.  Com intuito de debater sobre causas, efeitos e prevenções, a Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/AM, realiza nesta quinta-feira (31), o Seminário sobre Feminicídio.

O evento terá palestras que disponibilizarão 10 horas de atividades complementares, os ingressos custam R$10, e podem ser adquiridos na Tesouraria da OAB/AM, até as 14:h30 do dia 31.  A atividade trará discussões como: a Superação da Violência: Resignificando a Vida, com a Psicóloga Lorena Benayon, O protagonismo feminino e o enfrentamento ao Feminicídio com a Advogada e Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Maria Gláucia Barbosa, Feminicídio e Políticas Públicas, com a Secretária Executiva de Políticas para Mulheres, Keith Bentes, e o Feminicídio e o Tribunal de Júri, com Promotor de Justiça Edinaldo Medeiros.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Gláucia Barbosa, falou sobre os altos índices de violência contra mulher, e as orientações que as mulheres podem seguir em caso de agressões. “As vítimas de estupro ou de violência, terão marcas para o resto de suas vidas, por isso sempre aconselhamos o acompanhamento psicológico, pois esquecer não é possível, mas podemos recuperar a dignidade desta mulher”, disse.

Outro assunto debatido pela advogada é o constrangimento sofrido pela vítima, o que a impede de procurar as autoridades. “As estatísticas são de 50 mil casos de estupros, mas isso corresponde a 10% destes delitos. Os dados colhidos pela Secretaria de Saúde, são maiores que os dados das delegacias, isso por que preocupadas com o constrangimento e a vergonha de falar sobre o assunto as vítimas acabam procurar os hospitais”, concluiu.

Ao longo desta semana, atividades que visam informa e orientar mulheres vítimas de violência, estão sendo realizadas ao longo desta semana. No mês de agosto comemora-se 11 anos da Lei Maria da Penha. Um desses eventos acontecem na tarde desta terça-feira (29), no Auditório da Escola Superior (UEA), localizado da Av. Djalma Batista, de 17 ás 20h. O evento deve debater os limites e possibilidades da Lei Maria Penha, após 11 anos em vigor.

Já nesta quarta-feira (30) a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), encerra o mês de aniversário dos 11 anos da Lei Maria da Penha com a 1ª edição da manifestação cultural “Expressão Mulher” no projeto Tacacá na Bossa da Secretaria de Cultura (SEC). O evento inicia as 19h, no Largo de São Sebastião, Centro.

Serviço:

O que é: Seminário sobre Feminicídio

Onde: Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/AM, Av. Umberto Calderaro Filho

Horário: 14h as 18h

Para mais informações: 99154-4493

Artigo anteriorComissão de Fiscalização do TED, terá ações de informação e orientação aos advogados
Próximo artigoUfam é a vencedora da 5ª Edição do Júri Simulado da OAB-AM