OAB-AM realiza palestra sobre o Exame de Ordem na Universidade Nilton Lins

FOTO: Divulgação OAB-AM

Nesta segunda-feira, dia 22 de maio, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), por meio da Comissão de Estágio e Exame da Ordem, realizou uma palestra com orientações sobre o exame na Universidade Nilton Lins, com a participação dos alunos do 2 ° período ao 10 ° período. O evento aconteceu no auditório Nina Lins, localizado no Parque das Laranjeiras, nas dependências da instituição.

Durante a palestra, foram abordados diversos temas, como as mudanças recentes no Exame da Ordem, os documentos para requerer o certificado do Exame da Ordem, que formações indevidas no momento de inscrição e a realização das provas, e as possíveis infiltrações éticas e disciplinares.

De acordo com o presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça, a palestra reforça o compromisso da autarquia em incentivar a participação expressiva dos estudantes, evidenciando o comprometimento e interesse em se prepararem adequadamente para essa etapa fundamental de suas trajetórias jurídicas.

“Vejo com grande satisfação o projeto da comissão do Exame da Ordem de promover um rodízio democrático para as instituições de ensino superior sediarem o certame. Essa medida busca não somente descentralizar o exame e facilitar o acesso aos candidatos de outras regiões, mas também promover um ambiente competitivo e de qualidade entre as instituições, estimulando a melhoria contínua dos cursos de Direito em todo o Amazonas. Além disso, a iniciativa contribui para a valorização da advocacia e para a formação de profissionais cada vez mais qualificados e comprometidos com a ética e a justiça. A OAB-AM, como entidade comprometida com a defesa da advocacia e da sociedade, apoia essa iniciativa e se coloca à disposição para colaborar com a sua implementação”, declarou Jean.

FOTO: Divulgação OAB-AM.

O presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Cassius Clei Aguiar, destacou a importância da realização de palestras como essas para quem está se preparando para prestar o exame.

“Durante a palestra vários temas foram abordados como a recente mudança do exame da ordem, os documentos necessários para obtenção da ordem dos advogados, a formação inadequada durante o registro e os exames de possíveis frações éticas disciplinares os membros da comissão aproveitaram para reafirmar a importância do exame da ordem com a ferramenta fundamental para avaliar a capacidade técnica dos futuros do advogado e garantir a qualidade do serviço prestado à sociedade”, disse Cassius.

Estiveram presentes no evento o presidente da Comissão do Exame da Ordem, Cassius Clei Aguiar, o presidente da Comissão do Direito Previdenciário da OAB-AM, Álvaro Menezes, presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-AM, Mario Marques, e os membros da comissão Andreia Bastos, Cristiano Ribeiro, João Brasil, o vice-presidente da OAB Jovem, Igson Correa e os membros da Comissão OAB Universitário, Letícia Diger Veiga Barros, Larissa Bentes Fonseca.

Artigo anteriorOAB-AM realiza o primeiro Happy Hour em alusão ao Dia do Estudante de Direito no Clube da OAB
Próximo artigoOAB-AM e SEC promovem concerto musical com Celso Viáfora e Orquestra Câmara do Amazonas