OAB-AM realiza abertura do X Concurso Júri Simulado

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), por meio da Comissão de Aperfeiçoamento Jurídico, realizou a abertura, na sexta-feira (19/08), do X Concurso Júri Simulado. Este ano, o advogado criminalista, Josemar Berçot Júnior, é o homenageado. Na abertura do evento os graduandos do curso de direito de duas instituições privadas, fizeram o trabalho de acusação e defesa em um caso de homicídio.

O concurso acontece no auditório da Escola Superior de Magistratura (Esmam), no prédio anexo ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e vai acontecer até o dia 02 de setembro.

Para o presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça, o Júri Simulado é uma maneira de trazer o acadêmico para dentro da instituição, tal como dar uma ideia para os graduandos de como é a realidade na atuação no tribunal do povo. Ele destaca ainda que competições acadêmicas como essa promovem o conhecimento e prepara o futuro advogado para o que ele possa vir enfrentar quando estiver atuando na área.

“É muito importante, primeiro, para trazer o acadêmico para dentro da OAB, para que ele comece a ter a síntese do que ele vai enfrentar no futuro, como fazer o estudo dos casos, defesa e acusação. Ou seja, é uma experiência, porque aproxima o jovem para uma futura realidade de maneira sadia, bem como promove a distribuição do conhecimento aos estudantes”, disse.

O advogado criminalista e um dos organizadores do evento, Josemar Berçot Junior, comentou sobre a homenagem que recebeu no décimo ano do Júri Simulado. Ele se diz feliz e agradece a Ordem e a comunidade de advogados do Amazonas, bem como ressalta a admiração pela instituição do júri.

“Muito feliz, o sentimento é de gratidão, primeiramente a Deus, que é quem me conduz e dirige o meu trabalho. Segundo, a OAB e a toda a comunidade de advogados do nosso Estado. Sou uma pessoa que é apaixonada pelo júri e acredito na instituição do Júri, e fico muito feliz com essa homenagem”, comentou.

Ainda no evento, o presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça, a vice-presidente da OAB-AM, Denize Aufiero, o juiz de direito, Cássio Borges, e o pai do homenageado, o advogado José Berçot, receberam medalhas em suas homenagens pela contribuição e apoio ao júri.

Evento

Esse ano o Júri Simulado completa seus 10 anos de existência e retorna após dois anos desde as restrições causadas pela pandemia de covid-19. O objetivo da competição é estimular e inserir os futuros advogados na experiência prévia do que é o Júri, bem como fomentar de maneira saudável o conhecimento e competição aos universitários.

Presentes

Na abertura do evento, estiveram presentes o presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça, a vice-presidente da OAB-AM, Denize Aufiero, o homenageado da edição e advogado criminalista, Josemar Berçot Junior, a secretária-geral da OAB-AM, Omara Gusmão, o presidente da Comissão Jovem Advocacia, Nil Ferreira, a presidente da Comissão de Aperfeiçoamento Jurídico, Isabelle Caresto, o advogado e um dos coordenadores do evento, Tibiriça Filho, o Conselheiro Federal, Marco Aurélio Choi, o coordenador do concurso Júri Simulado, Fernando Bartorz, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas (CAAAM), Simonetti Neto, o vice-presidente da Comissão de Defesa do Tribunal do Júri do Conselho Federal, Paulo Trindade, e o presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, subsede Amazonas, Anielo Aufiero.

Artigo anteriorOAB-AM realiza palestra sobre a contribuição feminina nas pesquisas jurídicas
Próximo artigoEdital para a lista sêxtupla do TRT-11 é publicado no Diário Eletrônico da OAB nacional