Presidente da Comissão Eleitoral participa de evento em Brasília

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), por meio da Comissão de Direito Eleitoral, participou da abertura do Segundo Semestre Forense, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. A solenidade aconteceu entre os dias 01 e 02 de agosto.

O evento, que contou com a presença de diversas autoridades brasileiras, tinha como objetivo fazer uma jornada de formação acerca do funcionamento e confiabilidade das urnas eletrônicas, como também um encontro com os presidentes das comissões eleitorais das seccionais.

Na abertura, o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, agradeceu a presença de todos, bem como fez uma menção honrosa aos presidentes das comissões eleitorais das seccionais.

O presidente da comissão, Fued Neto, comentou sobre o evento e disse que a cerimônia foi enriquecedora, bem como serviu para estreitar laços e estruturar ideias que funcionem em localidades diferentes para levar às demais seccionais do país, além é claro, o de buscar melhorar a divulgação da classe.

“O evento foi bem proveitoso, deu pra estreitar relações com todos os presidentes de comissões eleitorais presentes na cerimônia. Objetivo foi estreitar laços entre as seccionais e estabelecer os melhores programas e projetos que funcionam em diversas localidades, para assim, estabelecer, unificar e levar o que deu certo em uma seccional para outra, bem como ampliar a divulgação e o conhecimento dessa área para a nossa classe, que é uma área nichada e que precisa de mais divulgação”, disse.

No segundo dia, foi feita uma palestra sobre o funcionamento das urnas eletrônicas com um profissional responsável. Na palestra, foram explicados os procedimentos de segurança da urna, que envolve a criptografia, que é um conjunto de técnicas pensadas para proteger uma informação, bem como todo o processo de fiscalização e auditorias que, ao final, foi concluído pelos presentes que a urna é 100% segura.

No mesmo dia, aconteceu uma reunião entre todos os presidentes das comissões eleitorais presentes, que também contou com a presença do presidente do Conselho Federal da OAB, o amazonense Beto Simonetti, além de ex-ministros do (TSE), Henrique Neves e Carlos Velloso e a do presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral, Sidney Neves.

Fued Neto ressaltou que todos os presidentes das comissões eleitorais das seccionais da Ordem, serão nomeados como membros consultores da comissão especial de direito eleitoral do Conselho Federal. A portaria com a nomeação deve sair em breve.

Fotos: Divulgação OAB-AM

Texto: Antony Franco

Artigo anteriorOAB-AM elege novos conselheiros seccionais
Próximo artigoComissão de Prerrogativas da OAB-AM atendeu 1,2 mil advogados este ano