Comissão da Mulher Advogada aproxima as profissionais através de palestras e projetos

493

No primeiro semestre de 2022, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), por meio da Comissão da Mulher Advogada, aproximou as profissionais através de palestras, ciclo de conversa e projeto em prol da classe.  Dentre os eventos sediados pela pasta estão: Vozes Femininas na Advocacia com apresentação das produções científicas das advogadas, o papel da Mulher Advogada no Direito de Família, assédio no trabalho, o aumento da violência doméstica durante a pandemia, entre outros. 

Para o presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça, o trabalho desenvolvido pela comissão é essencial para disseminar a cultura da paridade e da pluralidade, bandeira defendida pela gestão. “As nossas comissões são os nossos braços na sociedade, sendo assim, o trabalho da comissão da mulher é de extrema importância para acolher as nossas advogadas e desenvolver projetos em prol das nossas profissionais, estando sempre atenta às necessidades das mulheres, os seus pleitos e suas pautas”, disse. 

De acordo com a presidente da comissão, Marlene Parisotto, o trabalho desenvolvido teve um saldo positivo, tendo em vista todas as atividades realizadas. Um dos grandes desafios foi o de aproximar as advogadas por meio dos eventos promovidos, após dois anos de restrições em decorrência da pandemia da Covid-19.

“Posso afirmar que o saldo é positivo. Conseguimos reaproximar as advogadas das atividades da OAB de modo que se sentissem seguras para aderir à comissão, com apresentação de projetos e participação ativa nas reuniões e eventos. A Comissão da Mulher Advogada pretende promover projetos voltados à mulher vítima de violência, bem como desenvolver trabalhos referentes à valorização da profissional da advocacia”, afirmou.

Eventos promovidos 

Foram promovidos os eventos “Vozes Femininas na Advocacia: Produção Científica das Advogadas (Obras e Artigos publicados)”, realizado em 18 de março, “O papel da Mulher Advogada no Direito de Família; Assédio no Trabalho; O Aumento da Violência Doméstica durante a Pandemia”, ocorrido dia 29 de abril, “Ciclo de Palestras em parceria com ABMCJ: Aspectos legais, sociais e psicológicos envolvendo a violência obstétrica”, que foi realizado dia 28 de maio, a Roda de Conversa “Participação da Mulher nos Espaços de Poder”, promovido em 14 de junho e a Participação do Encontro na sede da Defensoria Pública do Estado do Amazonas organizado pelo Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres para lançamento da Rede Marias: unidas para melhor acolher.

A Comissão 

A Comissão da Mulher Advogada atua na construção de pautas de apoio à mulher advogada, com vistas a defender suas prerrogativas, promover capacitação/atualização para ascensão profissional. Atua ainda em favor das mulheres da sociedade em geral com apoio a igualdade de gênero; participação das mulheres nos espaços de poder; combate à violência (doméstica, feminicídio, assédio sexual, assédio moral, assédio trabalho, tráfico de mulheres), defesa e valorização das mulheres encarceradas, negras e indígenas, valorização das trabalhadoras rurais, urbanas.

Fotos: Pelegrine Neto

Texto: Antony Franco

Revisão: Ana Sena 

Artigo anteriorPublicação Edital – Eleições Conselheiros Suplentes
Próximo artigoOAB-AM reúne com membros do Banco do Brasil para viabilizar pagamento de alvarás