Membros da diretoria da OAB-AM vistoriam salas em fóruns de Manaus

169

Os membros da diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) vistoriaram as instalações de três fóruns em Manaus. As fiscalizações aconteceram na manhã de quinta-feira (26/05) e tem por objetivo analisar as salas e equipamentos destinados aos profissionais durante o cumprimento do ofício diário, além de estudar a implantação de mais áreas e materiais tecnológicos que possam facilitar o trabalho dos advogados.

Foram vistoriados o Fórum Trabalhista Ministro Mozart Victor Russomano, no Centro, o Fórum Desembargador Mário Verçosa, no bairro Aparecida, e o Fórum Ministro Henoch Reis, bairro Aleixo.

De acordo com a secretária-geral da OAB-AM, Omara Gusmão, durante a visita ao plenário do tribunal do júri, a advogada Natividade Maia propôs a implantação de computadores ou tablets para que o advogado que atua no tribunal do povo possa acessar seus processos com praticidade. Já no fórum do Centro, existe a demanda para readequação do espaço, com a inserção de uma sala privativa de atendimento ao cliente, além da sala para audiência.

“Essas visitas estão dentro da programação da atual gestão e devem se tornar periódicas. O objetivo é proporcionar todo suporte para que o advogado exerça sua profissão da melhor forma possível. Nós estamos fazendo a reavaliação da funcionalidade das salas, a verificação de equipamentos, kits multimídias e análise da necessidade de readequação dos espaços. Essas vistorias geram um relatório, incluindo depoimento de advogados que estavam no local”, disse.

Ainda de segundo a secretária-geral, a instituição entende que ao fornecer o suporte que o advogado precisa para o atendimento de seus clientes e para o exercício da advocacia, com a realização das audiências, possibilitando peticionamento, consultas processuais, a OAB-AM também atende a sociedade, que são os destinatários, os beneficiários da atuação do advogado.

“Nos locais vistoriados foi colocada uma caixa de acrílico para serem depositadas sugestões dos advogados. Queremos favorecer cada vez mais o colega advogado na sua atuação que depois da pandemia, passa por um momento difícil”, finalizou Gusmão.

Para o corregedor da OAB-AM, Plínio Nogueira, a presença de diretores da OAB-AM nos fóruns é indispensável para que se possa avaliar as condições de trabalho nas salas e seu funcionamento eficaz, além de ouvir as demandas dos advogados e buscar as soluções necessárias.

Vistoria

Participaram da fiscalização a secretária-geral da OAB-AM, Omara Gusmão, o corregedor da OAB-AM, Plínio Nogueira, a advogada militante, Natividade Maia, e o coordenador de tecnologia da OAB-AM, Nonato Costa.

Fotos: Divulgação OAB-AM

Artigo anteriorAudiência pública com advocacia criminal tem resultado histórico 
Próximo artigoOAB-AM promove debate sobre cárcere e violação de direitos humanos