OAB AM busca apoio internacional para fortalecer socorro às vitimas da Covid_19

Um contêiner ISO com produto em estado gasoso, em quantidade equivalente a 1.700 cilindros de oxigênio e um estoque de quase duas mil seringas estarão desembarcando em Manaus nas próximas horas como parte do início da missão humanitária internacional intermediada pela OAB Amazonas junto à Embaixada da China e do Instituto Sociocultural Brasil/China (Ibrachina). A iniciativa teve o apoio do Conselho Federal da OAB e do Comitê de Crise do Congresso Nacional, a partir da ajuda solicitada pela presidente da seccional do Amazonas, Grace Benayon e visa ampliar as medidas de socorro às vitimas da Covid_19 no Estado.

“A situação se agravou no Estado, levando ao sufocamento da rede de saúde, o que comprometeu toda a rede de abastecimento de oxigênio da capital, com pessoas morrendo por insuficiência respiratória em casa ou nos próprios hospitais. Tudo isso nos preocupou, pois entendemos que precisávamos de algo muito maior, por isso fomos pedir ajuda internacional por meio da Embaixada da China e do Instituto Ibrachina do qual a OAB já faz parte. Estamos na ponta do problema e subsdiando essa ação humanitária com informações sobre as principais necessidades”, explicou a presidente da OAB Amazonas, Grace Benayon.

A dirigente declarou ainda que o presidente do Ibrachina, Thomas Law, está em ritmo de plantão, articulando e viabilizando o imediato envio de oxigênio para Amazonas, item de necessidade prioritária para enfrentar a crise pandêmica no Estado e salvar vidas.

“Estamos embarcando, em caráter de urgência, um contêiner ISO com produto em estado gasoso, em quantidade equivalente a 1.700 cilindros de oxigênio”, afirmou Law.

Conforme dados da Fundação de Vigilância Sanitária (FVS), o Amazonas possui mais de 226 mil pessoas infectadas, registrou 6 mil óbitos e mais de 1,7 mil pacientes encontram-se internados nas unidades públicas e privadas do Amazonas.

A dirigente explicou que a rápida resposta do governo chinês ao movimento desencadeado pela OAB-AM foi se colocar à disposição, oferecendo para auxiliar com doações financeiras imediatas para a compra de oxigênio e material hospitalar.

“Tivemos uma pronta-resposta imediata”, comemorou Grace.

Para Thomas Law, presidente do Ibrachina e da Coordenação Brasil/China da OAB Nacional, “a inciativa representa a união entre entidades públicas e privadas de duas nações, que além de serem grandes parceiras comerciais, têm mais de 46 anos de relações diplomáticas marcadas pela amizade e mútuo respeito”.

A partir da iniciativa, as entidades criaram o movimento “AmARzonas”, em alusão às palavras “AR” e “AMAR”. O objetivo é ajudar o Amazonas em sua hora de maior gravidade.

Na reunião virtual que definiu os termos da ação humanitária, o porta-voz da Embaixada da China transmitiu solidariedade “diante do que enfrenta o povo de Manaus e do Amazonas”. Yuhui explicou que o governo chinês busca ajudar de forma concreta para tentar aliviar a situação emergencial na região amazônica: “O mais urgente é, sim, providenciar alguns equipamentos, sobretudo o oxigênio. Todavia, por conta da distância física entre o Brasil e a China, não se pode garantir que chegaria a tempo suficiente. Após contatar diversos fornecedores, empresas e autoridades chinesas, consideramos mais viável neste primeiro momento mais crítico, mobilizar e oferecer apoio financeiro que será revertido nesses insumos. As autoridades e empresas chinesas estão bem dispostas a atuar neste sentido. Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance”, finalizou.

Além do porta-voz da Embaixada da China, ministro conselheiro Qu Yuhui, representando o embaixador Yang Wanming, a reunião que definiu os termos da ação humanitária contou com a participação do presidente do Ibrachina, Thomas Law; da presidente da OAB Amazonas, Grace Anny Benayon, a qual representou o secretário-geral da OAB Nacional, José Alberto Simonetti e o vice-presidente da Coordenação Brasil/China da OAB Nacional, Sostenes Marchezine.

Informações:
Tereza Teófilo – 99122-2302
Fotos: Divulgação OAB-AM e Ibrachina

Artigo anteriorOAB-AM e Abracrim solicitam suspensão dos prazos processuais criminais de 7 a 31 de janeiro
Próximo artigoOAB-AM lança campanha ‘Manaus Precisa Respirar’

1 COMENTÁRIO