CAAAM apresenta ações de combate ao Coronavírus durante pandemia

A Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas (CAAAM/OAB-AM) apresentou um relatório das ações desenvolvidas neste período de isolamento social, por conta da pandemia do Coronavírus, durante entrevista ao programa Rádio OAB, na tarde desta segunda-feira (01/06).

A CAAAM se mobilizou com diversas ações para os advogados e advogadas associadas, como imunização contra a gripe no sistema drive-thru, distribuição de kits de proteção individual com máscaras reutilizáveis, álcool em gel e luvas, a concessão do Auxílio Mão Amiga com aporte financeiro e entrega de cestas básicas para os associados (as) em situação de vulnerabilidade social ou positivados com o Coronavírus, descontos em laboratórios para a realização do teste para Covid-19 e parcerias com farmácias, visando a manutenção da saúde e do bem-estar da advocacia amazonense.

De acordo com a presidente da CAAAM, Dra Denize Aufiero, ao todo foram repassados pelo Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA) à Caixa, R$ 400 mil, dos quais foram utilizados R$ 212,7 mil. A instituição ainda possui um saldo de R$ 187 mil para apoio à classe.

“A CAAAM é o braço social e assistencial da OAB e precisa dar apoio para a classe nesse momento de instabilidade econômica e social. Trabalhamos diuturnamente para garantir a assistência aos nossos colegas advogados e advogadas”, afirmou.

O presidente da Ordem, Marco Aurélio Choy, agradeceu o empenho do Conselho Federal da OAB (CFOAB) que por meio do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA) repassou R$ 400 mil à Caixa para garantir um suporte assistencial aos integrantes da advocacia amazonense que comprovaram a situação de vulnerabilidade social e econômica, em decorrência da contaminação pelo Coronavírus. Choy também parabenizou o trabalho da CAAAM e de seus colaboradores.

“Nossa vontade seria de ajudar a todos, pois sabemos que a classe foi duramente atingida, mas nosso cobertor é curto. Fizemos o que estava dentro das nossas condições, perdemos valorosos colegas e não medimos esforços para socorrer os casos mais delicados”, disse ele ao lembrar que a seccional do Amazonas, de forma sensível, abriu mão de sua principal receita, os valores das anuidades, prorrogando os vencimentos das parcelas dos meses de março, abril e maio para o final do segundo semestre, sem a cobrança de juros e multas, como forma de diminuir um pouco os gastos dos advogados durante a pandemia.

O secretário-geral do CFOAB e conselheiro federal Beto Simonetti também participou do programa e reafirmou o compromisso do Conselho Federal e dar suporte às seccionais e elogiou a transparência dos gastos realizada pela Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas. “ Dra Denize parabéns pela iniciativa de mostrar como você administrou esse recurso. Isso revela o compromisso e a nossa forma de trabalhar, sempre de portas abertas para a classe”, disse Beto.

Prestação de Contas
-Auxílio Mão Amiga: R$ 400 mil recebidos através do Fida (Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados)
·150 concessões de Auxílio Financeiro Extraordinário no valor de R$ 600
Total – R$ 95.400,00;
·64 concessões de Auxílio Cesta Básica no valor de até R$ 400
Total – R$ 25.600,00
· Contratação de 02 (duas) enfermeiras (abril e maio)
Total – R$ 5.182,50
· Contratação de 02 (dois) assistentes sociais (abril e maio)
Total – R$ 4.800,00
·03 velórios Covid-19
Total – R$ 7.500,00
·Material para produção de kits de proteção e material para vacinação
Total – R$ 45.705,57
·Despesas Diversas (banners, aluguel de tenda, etc)
Total – R$ 3.056,00
*TOTAL GERAL – R$ 212.752,93
*SALDO até o dia 29/05/20202 R$ 187.247,00

-Campanha de Vacinação para associados (as) e dependentes
Recebidas 3.200 doses de vacina contra a gripe
Aplicadas 1.237 doses da capital e interior.
-Distribuição de kits de proteção contra o Coronavírus até a data 29/05.
Total: 1.647 kits doados à classe.

Informações: Assessoria de Comunicação CAAAM
(92) 99162 1395

Artigo anteriorOAB-DF atua e prazos de determinados processos serão suspensos por solicitação do advogado
Próximo artigoEm ação movida pela OAB-AM, concessionária de energia é condenada a pagar multa de R$ 8,1 milhões e R$ 200 em danos morais a cada consumidor.