Comitê Estadual de Combate à Corrupção Eleitoral será instalado dia 07 de junho

Com a finalidade de conscientizar o eleitor sobre a importância do voto, atuar no processo de fiscalização do certame eleitoral e buscar compromisso dos candidatos com a ética na política, representantes de entidades da sociedade civil e movimentos sociais no Amazonas anunciaram, para o próximo dia 07 de junho, às 09h, na sede do arcebispado de Manaus, situado na rua Joaquim Nabuco – 1036 – Centro – a data de instalação do Comitê de Combate à Corrupção e ao Caixa Dois para as eleições 2018, que funcionará numa sala do Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus.

O anúncio acontecerá com a presença do arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani, e do presidente da OAB/AM, advogado Marco Choy; do presidente do Conselho Regional de Contabilidade – CRC/AM, Manoel Júnior; do presidente do Conselho Regional de Economia – Corecon, Francisco Mourão Júnior e do presidente do Conselho Regional de Administração – Inárcio Guedes, do representante da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj, Wilson Reis, dentre outros convidados .

Em ano em que se mantém a crise política com vinculação direta ao quadro de 13 milhões de desempregados e 14 milhões de pessoas vivendo na extrema pobreza no país, com reflexos diretos na economia brasileira, além dos escândalos de corrupção que atingem os partidos e os membros dos Poderes da República, pessoas e entidades resolveram mais uma vez colaborar com o processo eleitoral, que culmina com a realização das eleições gerais marcadas para outubro.

A Comissão Pré-Comitê considera que a lisura do processo eleitoral deve ser compromisso de todos envolvidos nestas eleições, principalmente do eleitor, que não deve abrir mão de seu direito ao voto, consciente de que o mesmo deve ser realizado com base a programas e candidatos éticos, comprometidos com as mudanças necessárias para saída da crise instalada.

No momento de avaliações do quadro de conjuntura política e econômica, as entidades lembram da mensagem da 56ª Assembleia Geral da CNBB ao povo brasileiro, a qual destacou em documento, o compromisso e a esperança nestas eleições de 2018. Afirma parte do documento: “ . . . neste ano eleitoral, o Brasil vive um momento complexo, alimentado por uma aguda crise que abala fortemente suas estruturas democráticas e compromete a construção do bem comum, razão da verdadeira política. A atual situação do País exige discernimento e compromisso de todos os cidadãos e das instituições e organizações responsáveis pela justiça e pela construção do bem comum“.

Participantes do comitê

Ordem dos Advogados do Brasil, seção Amazonas; Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj; Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB (Norte1), Conselho Regional de Administração – CRA/AM, Conselho Regional de Contabilidade – CRC, Conselho Regional de Economia – Corecon, Sindicato dos Fazendários do Amazonas, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – Mcce, entre outras.

Histórico

Comitê de Estadual de Combate à Corrupção Eleitoral e ao Caixa Dois nas Eleições foi instalado em 2016, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas, com objetivo de propor uma reforma política inclusiva com mais participação da mulher na vida política, com mais negros e índios nos parlamentos e nos governos; fazer campanha de conscientização sobre a importância do voto para melhorar a qualidade da democracia e dos políticos brasileiros; fiscalizar e denunciar a corrupção eleitoral, porque o representante ou governante eleito por meios ilícitos, tende a ser um péssimo gestor e corrupto.

Artigo anteriorEm nota, OAB-AM pede que grevistas recuem da paralisação do transporte público
Próximo artigoOAB-AM integra Comitê de Combate à Corrupção e ao Caixa 2 nas Eleições 2018