Comissão da Mulher Advogada da OAB Amazonas visita 9º Distrito Naval e prepara ação conjunta com a Marinha para o Outubro Rosa

5

O encontro marcou o início de uma parceria que vai levar atendimentos e conscientização sobre a saúde da mulher às comunidades ribeirinhas do Amazonas.

A OAB Amazonas, por meio da Comissão Permanente da Mulher Advogada, realizou no dia 27 de setembro uma visita institucional ao Navio de Assistência Hospitalar Carlos Chagas, do 9º Distrito Naval, para conhecer a estrutura de atendimento e dialogar sobre ações conjuntas.

Participaram da visita, pela Comissão Permanente da Mulher Advogada da OAB-AM: Omara Gusmão (presidente em exercício), Edmárie Cavalcante (vice-presidente), Márcia Rocha (secretária-geral) e Cynthia Mendonça.
Representando a Marinha, estiveram presentes o capitão de mar e guerra Sandir Antonio de Freitas D’Almeida, comandante da Flotilha do Amazonas; o capitão de fragata Gabriel Prucoli Benevenut, diretor da Policlínica Naval de Manaus; o capitão de corveta Marcos Vinícius Rocha Genuíno, comandante do navio; além de outros oficiais do 9º Comando Naval.

Recebidas pela equipe da Marinha, as representantes da Comissão participaram da exibição de um vídeo institucional, de um almoço de confraternização e de uma visita guiada às instalações do navio — que impressiona pela moderna estrutura de saúde, com mamografia, raio-X, consultórios odontológicos e outras áreas de atendimento médico.

O encontro marcou o início das tratativas para parcerias interinstitucionais, tendo como primeiro passo uma ação conjunta durante o Outubro Rosa, voltada ao atendimento de comunidades ribeirinhas. Além disso, estão previstas outras iniciativas voltadas à promoção da cidadania e à defesa dos direitos das mulheres amazonenses.

A aproximação com a Marinha marca um passo importante para a OAB Amazonas, que segue unindo esforços e ampliando parcerias voltadas à promoção dos direitos das mulheres e ao fortalecimento da sociedade amazonense. Como primeiro resultado desse diálogo, já está em andamento uma ação conjunta para o Outubro Rosa, voltada à conscientização e à oferta de atendimentos de saúde às comunidades ribeirinhas.

Artigo anteriorInclusão em foco: OAB-AM lança Cartilha e debate os direitos da pessoa com autismo
Próximo artigoOAB-AM garante, pela primeira vez, paridade de gênero em consulta para escolha da lista sêxtupla do Quinto Constitucional