OAB-AM realiza solenidade para homenagear comunidade portuguesa

Durante o evento, foi lançado o projeto para criação de uma plataforma de dados para cadastro de domicílio profissional em Portugal

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), realizou uma solenidade para homenagear a Comunidade Portuguesa, na noite desta quinta-feira (12/05), na sede da instituição. Durante o evento, membros da Comissão de Advogados Luso-Brasileiro tomaram posse e realizaram o lançamento do projeto para criação do cadastro de domicílio profissional em Portugal.

Foram agraciados com as homenagens os advogados José Alberto Ferraz Saraiva, Serafim Fernandes Corrêa e Francisco Nascimento Marques, como membros da comunidade e por desempenharem um papel importante na sociedade.

Para o presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça, o evento é uma oportunidade de fortalecer os vínculos com os portugueses e colocar a instituição à disposição para desenvolver projetos em prol da advocacia, com lançamentos de programas pioneiros, com foco em facilitar o trabalho dos profissionais que desejam exercer a advocacia em Portugal.

“Hoje nós estamos homenageando nossos irmãos portugueses e dizer que aqui é também a casa de vocês. Quero dizer também que a OAB, através da comissão, tem um projeto para reunir os dados dos advogados portugueses que desejam auxiliar os nossos profissionais brasileiros e essa proposta vai auxiliar não apenas os advogados amazonenses, mas de todo nosso Brasil”, afirmou.

Segundo a presidente da comissão, Dinah Teixeira, um dos objetivos a ser desenvolvido na seccional Amazonas é agregar o mundo jurídico, por meio da criação da plataforma de dados que vai reunir informações sobre advogados portugueses, dispostos a auxiliar os brasileiros que queiram exercer a advocacia no país europeu.

“A nossa comissão é inédita na instituição em âmbito nacional, e todos os membros tem familiaridade com a cultura portuguesa e alguns possuem a cidadania. O que nós queremos aqui é explorar a área de atuação do advogado brasileiro, trabalhando para melhorar o ofício da nossa classe, mas também contribuir para toda uma sociedade”, disse.

Homenageado

Considerado o advogado português mais antigo em Manaus, José Alberto Ferraz Saraiva, em seu discurso, fez questão de lembrar que o amor pela esposa foi o responsável pela mudança de país e agradeceu a OAB-AM, em nome do presidente Jean Cleuter, pela honraria recebida. “Fico emocionado em estar aqui junto com tantas pessoas ilustres, gente que conheço há bastante tempo e que faz parte da minha história. É uma noite festiva para todos nós cidadãos portugueses”, afirmou.

Mesa diretora

Estiveram presentes na solenidade, a vice-presidente da OAB-AM, Denize Aufiero, o presidente da Caixa de Assistência ao Advogado (CAAAM), Neto Simonetti, o tesoureiro da OAB-AM, Sérgio Cruz, a coordenadora-adjunta de comissões, Ivanna Saraiva, a presidente da Comissão de Advogado Luso-Brasileiro, Dinah Teixeira, a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Marlene Parisotto, o Cônsul Honorário de Portugal em Manaus, Antônio Humberto de Matos Figueiredo, o presidente do Luso Sporting Club, Flávio do Nascimento Grillo Filho, o presidente da Sociedade Portuguesa Beneficente do Amazonas, Vitor Vilhena Gonçalo da Silva, o presidente da Confraria Sabores Luso Amazônico ” Grão Vasco”, Johnny Yuma Azevedo Amazonas, o presidente do Conselho da Comunidade Portuguesa e Luso- Brasileiro do Amazonas, José de Souza Leite, entre outros membros da OAB-AM .

Artigo anteriorDe forma inédita, OAB-AM lança cadastro de domicílio profissional em Portugal
Próximo artigoOAB-AM convida advogados para semana de conciliação trabalhista do TRT 11