Pré-Congresso de Direito Médico debate hipervulnerabilidade do consumidor diante aos planos de saúde

Na tentativa de conter os abusos e lesões ao consumidor, a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas, trouxe ao debate a palestra “Hipervulnerabilidade do consumidor diante aos planos de saúde”. O objetivo da atividade é proteger e alertar os consumidores frente a escolha de um plano de saúde privada. O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (25), na sede da Ordem e engloba parte da programação do II Congresso Amazônico de Direito Médico, que acontece até a próxima sexta-feira (27).
A vice-presidente da OAB/AM, Adriana Lo Prest, apontou a importância do debate tanto para o público do direito, quanto da medicina. “Trouxemos ao público a oportunidade de discussão acerca de um tema de extrema importância para a sociedade que é a escolha de um plano de saúde privado, que mesmo com as melhoras significativas acarretam uma série de abusos ao consumidor”, disse.
O palestrante o Diógenes Carvalho, pautou todas as ramificações e a origem desta vulnerabilidade agravada. “A hipervulnerabilidade pode ser definida como uma situação social e objetiva de agravamento da vulnerabilidade da pessoa física consumidora, com isso nosso foco aqui é aborda principalmente a sistemática geral de proteção do consumidor, em especial o consumidor doente ou idoso, relacionando isso aos planos de saúde, bem como as mudanças legislativas, e dos retrocessos que podem ocorrer em relação as mudanças ao código de proteção e defesa do consumidor”, disse.
De acordo com o advogado Ali Jesini, que participou do evento, a palestra foi oportuna, pois os advogados precisam entender melhor esse ramo do direito que envolvem os planos de saúde. “A prestação de serviços no âmbito da saúde, necessita de uma humanização, visto que atualmente existe uma gama muito variada de clientes, quando fala-se de cliente hipervulnerável, podemos citar por exemplo os idosos e as crianças, que necessitam de um  tratamento diferente acerca de certo problemas, disse.
II Congresso Amazônico de Direito Médico
“Os desafios e as novas responsabilidades dos profissionais da saúde”, é o tema do II Congresso Amazônico de Direito Médico, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB/AM) que acontece nos dias 25, 26 e 27 de outubro.
 O encontro é voltado para profissionais da saúde, profissionais do direito, profissionais das operadoras de planos de saúde e gestores públicos e privados da área da saúde. O objetivo é debater as demandas da judicialização da saúde, bem como mostrar os diversos aspectos do assunto em busca de soluções para um equilíbrio entre os direitos à saúde e a sobrevivência do sistema público e privado de saúde no Amazonas.
Abertura
A  cerimônia de abertura acontecerá as 19h desta quarta-feira, no Teatro Amazonas, e terá a participação do cantor Arlindo Júnior , e ainda a  apresentação da Orquestra de Violões do Amazonas e do cantor Gonzaga Blantez, cantor de música regional com sucesso na novela global com a música “Curió do bico doce”
Artigo anteriorInscrições para o II Congresso Amazônico de Direito Médico foram prorrogadas
Próximo artigoOAB/AM participa de audiência de conciliação com o TRT