OAB Amazonas reforça ações de combate aos coiotes

876

Para combater a captação ilegal clientes para advogados, a OAB Amazonas está promovendo a campanha “Coiote não”, que tem o objetivo de fiscalizar e denunciar essa prática ilegal. A ação está sendo desenvolvida pela Comissão de Fiscalização do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), que toda semana fará visitas surpresas aos locais onde os captadores atuam.

Os coiotes são pessoas que atuam na porta de fóruns, delegacias e presídios captando clientes para advogados e escritórios de advocacia, que os remuneram pelo serviço, ato que é considerado uma infração pelo Código de Ética da OAB.  “A equipe ficará de plantão, filmando, tirando foto, acompanhando os coiotes em todos os lugares que eles forem. Ficaremos na entrada dos escritórios, na frente dos fóruns, dentro onde fazem as reclamatórias, vamos ficar à paisana”, afirma o  vice-presidente da Comissão de Fiscalização do TED, Edilson Costa.

Mais de 20 membros na Comissão de Fiscalização do TED vão apoiar a campanha, que vai começar na justiça do trabalho, e em seguida vai percorrer fóruns, juizados especiais, Procon e cartórios.  “Inclusive nós estamos trabalhando com o pessoal da Polícia Civil, para o caso de alguns desses coiotes digam que são advogados”, diz Costa.

O presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Luís Pestana, já comunicou a prática a Delegacia de Polícia para que caso seja identificado a atuação de falsos advogados estes sejam presos em flagrante. E os advogados que estiverem se utilizando coiotes serão autuados pelo Tribunal de Ética e poderão até perder a carteira da OAB.

“A fiscalização será massiva e ela só vai cessar no dia que não tiver coiote. Enquanto tiver coiote a equipe irá trabalhar à paisana”, finaliza o vice-presidente da Comissão de Fiscalização

Artigo anteriorPresidente reforça o apoio às comissões permanentes com Coordenadoria Adjunta
Próximo artigoOAB Assina convenio RedeSim