OAB e TJAM têm programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e de incentivo à Adoção

323

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) promovem nesta terça-feira, dia 18 de maio, uma mesa redonda com a participação de advogados, magistrados e especialistas que atuam diretamente na rede de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes e no dia 25, uma programação voltada ao incentivo à adoção. 

Os dois eventos ocorrem em decorrência do Dia 18 no qual acontece o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e no dia 25 comemora-se o Dia Nacional da Adoção.

A programação será on-line com transmissão pelo canal do Youtube do Tribunal de Justiça do Amazonas, a partir das 14h.

Para a presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/AM, Thandra Sena, os dois eventos são de extrema importância para o processo de fomento do conhecimento em torno das leis que protegem as crianças, trabalhando a importância da prevenção e da denúncia de casos de violência.

“O mês de maio carrega duas pautas importantes para a infância e pelo segundo ano nós da OAB por meio da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente, realizamos essa  parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas através da Coordenadoria da Infância e da Juventude e com a pandemia, essa programação é oportuna uma vez que em tempos de isolamento social, os casos de violência sexual, principalmente no ambiente intrafamiliar,  aumentaram”, afirmou Thandra.

No dia 18, a abertura será feita pela presidente da OAB/AM, Grace Benayon e pela desembargadora Joana Meirelles a qual também é coordenadora da Infância e da Juventude no âmbito do Tribunal de Justiça do Amazonas. A mediação será da vice-presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/AM, Cristiane Botelho. Para compor a mesa, as magistradas Patrícia Chacon, juíza da 1ª Vara de Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes; a titular da 2ª Vara de Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes, Articlina Oliveira; a coordenadora do Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (IACAS), Amanda Cristina e a delegada titular na Delegacia Especializada em proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), Joyce Coelho.

No dia 25, a presidente da OAB/AM, Grace Benayon também faz a abertura da programação. A mediação do encontro será da presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/AM, Thandra Sena. Confirmaram presença para compor a mesa-redonda a juíza Rebeca de Mendonça, titular do Juizado da Infância e Juventude Cível, a psicóloga Luciana Peixoto do Grupo de Apoio aos Pais Adotivos do Amazonas (GAPAM), Isabely Fontana, subcoordenadora do grupo de Trabalho de Cadastros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

No mesmo dia será feito o lançamento do projeto ‘Coragem para Somar’, pela presidente do GAPAM, Iracy Rocha. 

Artigo anteriorOAB Nacional abre processo de formação da lista sêxtupla para o TRF-1
Próximo artigoOAB Amazonas, Innova Law e SebraeLab promovem o maior evento de incentivo à inovação jurídica da Amazônia