Serei a Presidente de todos os advogados e advogadas do Amazonas

304

Serei a Presidente de todos os advogados e advogadas do Amazonas

Presidente da OAB/AM - Grace Benayon - Foto: OAB Amazonas

‘Serei a Presidente de todos os advogados e advogadas do Amazonas’

Foi com essa afirmativa que a advogada Grace Anny Benayon Zamperlini assumiu a presidência da seccional do Amazonas. Ela será a primeira mulher a ocupar o posto de presidente em quase 90 anos de OAB-AM. A ascensão de Grace se deu com a licença do presidente Marco Aurélio de Lima Choy, o qual assumiu a chefia da Procuradoria Geral do Município, após aceitar o convite do prefeito de Manaus David Almeida.

Grace atua na advocacia há mais de vinte anos com militância efetiva na Justiça Trabalhista. Ela ficará no comando da Ordem até dezembro de 2021. Grace foi eleita vice-presidente na chapa de Choy em novembro de 2018. Além da vice-presidência, a advogada também presidia a Comissão de Métodos Consensuais de Tratamento de Conflitos da Ordem e a Câmara Especial.

A atuação de Grace na OAB, nos últimos dois anos, foi pautada pelas questões femininas. Ela tem atuado firmemente no fortalecimento e na valorização da mulher advogada, como no cumprimento das prerrogativas e na garantia de direitos.

“No início de nossa gestão, a pauta feminina passou a ser prioridade na Ordem e diante dos avanços, as mulheres da OAB provaram que estar como coadjuvante é uma condição que não cabe mais e assumiram suas posições como protagonistas de causas importantes para a sociedade, fruto de um trabalho construído com garra e dedicação”, destacou Grace ao relembrar a decisão da OAB nacional que em dezembro, aprovou a implementação da paridade de gênero em todas as chapas e diretorias nos estados e nacionalmente.

Ao assumir a presidência, Grace recebeu diversas parabenizações dos conselheiros e conselheiras da Ordem, além dos representantes das mais de 70 comissões que compõem a seccional do Amazonas. Membros do judiciário amazonense também fizeram questão de parabenizá-la pela ascensão.

Sobre o trabalho que pretende desempenhar na OAB, agora como presidente, Grace reforçou que contará com o apoio de todos os advogados e advogadas integrantes do Sistema OAB, do Conselho Federal, Conselho Estadual, Presidentes de Comissão, Caixa de Assistência, Escola Superior de Advocacia (ESA/OAB-AM) e todos os demais colegas advogados e advogadas militantes, do veterano ao recém formado.

“A OAB está sempre na vanguarda para inspirar as demais instituições e impulsionar os ventos femininos, não para fazer diferença entre homens e mulheres, mas para que todos juntos possamos construir uma sociedade mais justa e plural. Continuarei trabalhando para assegurar o fortalecimento de nossa classe”, afirmou Grace.

Grace terá ao seu lado outras dirigentes mulheres que já ocupavam cargos de comando na seccional, como a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas, Denize Aufiero, a diretora da Escola Superior de Advocacia, Ida Márcia Benayon, a procuradora de Prerrogativas, Adriane Magalhães e a secretária-geral, Danielle Aufiero.

Atualmente, a OAB-AM possui mais de 15 mil advogados e advogadas inscritas, das quais aproximadamente seis mil são mulheres.