Alienação Parental será tema de encontro na OAB-AM

136

A Comissão de Direito de Família e Sucessões da OAB-AM promove nesta terça-feira, 25 de junho, no auditório da seccional, o I SEMINÁRIO DE DIREITO DE FAMÍLIA – ALIENAÇÃO PARENTAL. O evento tem o objetivo de promover um amplo debate sobre os prejuízos que a alienação parental pode causar às crianças.

A presidente da Comissão, advogada Luíza Simonetti, explica que muitas pessoas desconhecem que determinadas condutas no ambiente familiar caracterizam a alienação parental. “Quando a criança vai para a casa de um dos pais e é obrigada a levar o celular para que o outro pai ou mãe fique ligando toda hora, quando obriga que tenha câmeras na casa pra ficar vigiando, quando chama a atenção da criança por alguma tolice e associa isso ao fato de ter aprendido com o pai ou com a mãe, diminuindo a criança. Tudo isso é um exemplo de prática de alienação parental que é bastante comum nas famílias e muita gente nem percebe”, exemplificou Luíza.

A advogada defende ainda a Guarda Compartilhada como uma forma de combater a alienação parental. “O instituto da Guarda Compartilhada vem para combater a alienação, por isso é preciso investir para que mais famílias se conscientizem da importância da guarda compartilhada porque ela é o exercício regular da obrigação de cuidar da criança por ambos os pais. Buscar na escola, participar das reuniões, levar ao pediatra, estudar com a criança, todas aquelas obrigações que se dizem respeito ao cuidar da criança serão divididas entre ambos os pais”, afirmou.

A programação reunirá palestrantes de excelência como juízes, promotores de justiça e advogados especializados na área do Direito de Família que vão abordar temas como Pedofilia, Alienação Intrafamiliar, a Lei da Escuta Protegida, Guarda Compartilhada entre outros. Cada participante terá direito a certificado de 20h complementares.

A inscrição custa R$ 20 e pode ser feita por meio da plataforma Sympla e os valores arrecadados serão doados ao abrigo Nacer e Associação Educacional e Beneficente Pão da Vida.

PROGRAMAÇÃO

Dra Gisele Groeninga – diretora nacional de relações interdisciplinares do Instituto Brasileiro de Direito de Família – Amazonas / IBDF-AM
Tema: Denúncias de Abuso Sexual;

Dr. Sérgio Moura – advogado OAB/RS e presidente da Associação Brasileira Criança Feliz (ABCF)
Tema: Alienação Parental e Proteção Integral à Criança

Dra. Romina Carmen – Promotora de Justiça MPAM
Tema: A Lei da Escuta Protegida

Dr. Casé Fortes – Promotor de Justiça MP/MG
Tema: Prevenção e Combate aos crimes de Pedofilia

Dr. Saulo Pinto – Juiz de Direito –
Tema: Alienação Parental Intrafamiliar

 

SERVIÇO
O QUÊ: I SEMINÁRIO DE DIREITO DE FAMÍLIA – ALIENAÇÃO PARENTAL.
QUANDO: 25 DE JUNHO DE 2019 – TERÇA-FEIRA
HORÁRIO: 9H ÀS 18H
ONDE: AUDITÓRIO DA OAB-AM
INFORMAÇÕES: LUIZA SIMONETTI – PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DA OAB-AM – 98201-9999

Artigo anteriorOAB-AM vai sediar I Seminário sobre Prevenção e Combate à Tortura no AM
Próximo artigoComissão de Direito Digital, Startups e Inovação da OAB/AM realiza 6o Meetup

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.