Integrantes do Polo Base Nossa Senhora da Saúde receberão oferta de consultas, exames e atividades educativas
Manaus (Amazonas) – Nos dias 29 e 30 deste mês, uma parceria entre o Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam/Ebserh), a Marinha do Brasil e a seccional Amazonas da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio da Comissão Permanente da Mulher Advogada, vai promover uma ação intitulada “Expedição Outubro Rosa – Saúde e Cidadania Navegando juntas!”, no Polo Base Nossa Senhora da Saúde, que integra o Distrito Sanitário Especial Indígena de Manaus (DSEI Manaus), com o propósito de fortalecer o cuidado integral à saúde da mulher, especialmente no contexto da atenção à população indígena. A iniciativa integra o movimento nacional do Outubro Rosa, promovendo ações de prevenção, diagnóstico precoce e orientação sobre o câncer de mama e de colo do útero, além de ofertar atendimentos médicos, exames e ações de assistência jurídica.
A ação visa reforçar o Programa de Saúde da Mulher e da Criança, possuindo relevância estratégica para ampliar a cobertura de exames preventivos na saúde da mulher, especialmente em áreas de difícil acesso. Serão atendidas as comunidades de Barreirinha, Boa Esperança, Kuanã, Nova Esperança, São Tomé, Terra Preta e Três Unidos, numa população total de 531 pessoas. Dessas, pelo menos 89 mulheres entre 25 e 79 anos (público-alvo do Outubro Rosa) e 135 crianças de até 14 anos (público-alvo dos atendimentos pediátricos).
Estão programados procedimentos como coletas de exame preventivo (preventivo do câncer do colo do útero); radiologia (mamografias, raio-x e ultrassonografias); consultas ginecológicas, pediátricas e de clínica geral; procedimentos ginecológicos (colposcopia, conização de colo uterino, coleta citopatológica do colo de útero), consultas obstétricas de gestação de alto risco, consultas oftalmológicas (fundo de olho e triagem cirúrgica para pterígio e catarata), atendimento odontológico, exames laboratoriais e distribuição de medicamentos (receitados por ocasião das consultas).
A OAB Amazonas, por meio da Comissão Permanente da Mulher Advogada, participará ativamente da “Expedição Outubro Rosa – Saúde e Cidadania Navegando Juntas!”, levando atendimento jurídico individualizado, palestras educativas, rodas de conversa, orientações psicológicas e odontológicas, além de ações de cidadania voltadas às mulheres indígenas e ribeirinhas.
Os atendimentos jurídicos incluirão orientações nas áreas de Direito da Mulher (Lei Maria da Penha, medidas protetivas e canais de denúncia), Direito Previdenciário (aposentadoria, salário-maternidade e pensões), Direito de Família (divórcio, união estável, guarda e alimentos), Direito Trabalhista (direitos da gestante e trabalhadora rural), Direito à Terra e Regularização Fundiária, e Crimes e Garantias Individuais.
Além do suporte jurídico, a equipe da OAB-AM também oferecerá acolhimento psicológico, atendimento odontológico básico e atividades de orientação em saúde mental e autocuidado.
Entre as palestras e rodas de conversa programadas estão:
- “Outubro Rosa e o papel da mulher na comunidade”, sobre prevenção do câncer de mama e de colo do útero;
- “Mulher, coragem e proteção: a força de dizer não à violência”, com foco na Lei Maria da Penha e nos caminhos de denúncia e apoio;
- “Cidadania: direito de acesso às políticas públicas”, abordando direitos sociais, educação em saúde, saneamento e desenvolvimento sustentável;
- “Autocuidado e saúde mental feminina”, com a participação conjunta de psicólogas voluntárias.
Durante a ação, também haverá distribuição de cartilhas e folhetos informativos sobre direitos da mulher, saúde preventiva e enfrentamento à violência de gênero, reforçando o compromisso da OAB Amazonas com a promoção da dignidade, da cidadania e da igualdade de gênero em todos os espaços da sociedade.
O presidente da OAB Amazonas, Jean Cleuter, destacou a importância da presença da advocacia em ações sociais dessa natureza.
“Mais do que justiça, levamos presença e esperança.
Em parceria com a Marinha e o Hospital Universitário, a OAB está levando cidadania e informação a comunidades que mais precisam ser ouvidas.
Estar ao lado da Marinha e do Hospital Universitário nessa expedição é motivo de orgulho para a OAB-AM.
Quando chegamos a esses lugares, levamos mais do que orientação jurídica: levamos cuidado, presença e compromisso com a dignidade humana.”
A secretária-geral da OAB-AM e presidente em exercício da Comissão Permanente da Mulher Advogada, Dra. Omara Gusmão, reforçou que a iniciativa é também um ato de empatia e transformação.
“Levar a voz e o olhar da advocacia feminina até essas comunidades é um ato de empatia e transformação. A presença da Comissão da Mulher Advogada na expedição é uma oportunidade de diálogo e conscientização, de mostrar que o direito à saúde, à informação e à proteção contra a violência deve alcançar todas as mulheres, em qualquer lugar. É um trabalho de escuta, de orientação e de fortalecimento das mulheres indígenas e ribeirinhas enquanto cidadãs e protagonistas de suas histórias.”
Assistência jurídica
Além disso, a OAB Amazonas, por meio da Comissão Permanente da Mulher Advogada, participará da ação, oferecendo atendimento jurídico individualizado (abordando direito da mulher, direito previdenciário, direito da família, direito trabalhista, direito à terra e regularização fundiária e crimes e garantias individuais), atendimento odontológico e psicológico, rodas de conversa e palestras (com temas como “Outubro Rosa e o papel da mulher na comunidade”, “Mulher, coragem e proteção: a força de dizer não à violência”, “Direitos da mulher e cidadania: o que toda mulher precisa saber” e “Autocuidado e saúde mental feminina”) e distribuição de cartilhas e folhetos informativos referentes ao temas abordados.
DSEI Manaus
Para o André Ricardo Corrêa, coordenador do DSEI Manaus, essa ação fortalece a atenção básica e a vigilância em saúde. “Com esse apoio conjunto, contribuiremos para uma assistência mais resolutiva, humanizada e culturalmente adequada. Essa ação também reafirma o compromisso da SESAI e do DSEI Manaus com a promoção da equidade no SUS, garantindo que as populações indígenas recebam um cuidado integral e contínuo, baseado no respeito e na valorização de seus saberes e modos de vida.”
Sobre a Ebserh
O HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação
