OAB-AM participa do “Entre Manas” e realiza atendimentos jurídicos gratuitos voltados às mulheres no Centro de Convenções Vasco Vasques

13

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), por meio da Comissão Permanente da Mulher Advogada (CPMA), integrou a programação do “Entre Manas”, ação realizada nesta terça-feira (18/11), no Centro de Convenções Vasco Vasques.

A ação é uma iniciativa do Ministério Público do Amazonas, representado pela procuradora geral de justiça Leda Mara Albuquerque, por meio da Ouvidoria da Mulher, conduzido pela ouvidora geral, Silvia Abdala Tuma.

O evento reuniu instituições que integram a rede de proteção às mulheres, incluindo Ministério Público do Amazonas, Tribunal de Justiça do Amazonas, Defensoria Pública do Estado, Assembleia Legislativa do Amazonas, Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas, secretarias estaduais e municipais, além de órgãos de segurança, saúde, assistência social e entidades de apoio ao empreendedorismo feminino, entre outros parceiros, para oferecer serviços gratuitos relacionados à cidadania, orientação jurídica, saúde e fortalecimento da autonomia feminina alinhado ao propósito de ampliar o cuidado e a proteção às mulheres amazonenses.

As advogadas da CPMA prestaram atendimentos jurídicos durante toda a programação, com forte demanda por orientações no âmbito do enfrentamento à violência contra as mulheres e do Direito de Família. Dentre os atendimentos realizados, a maior parte concentrou-se em situações de vulnerabilidade, como pedidos de medidas protetivas, questões de guarda e convivência, pensão alimentícia e esclarecimentos sobre os mecanismos legais disponíveis para proteção das vítimas.

O presidente da OAB-AM, Jean Cleuter, destacou a relevância da presença da Ordem em iniciativas que aproximam a advocacia da população.

“A OAB Amazonas tem o dever de estar onde a sociedade precisa. Participar de uma ação como essa significa garantir orientação qualificada, acolhimento e um caminho seguro para que mulheres possam exercer seus direitos com dignidade.”

Para a presidente em exercício da Comissão Permanente da Mulher Advogada, Dra. Omara Gusmão, reforçou que ações como o “Entre Manas” fortalecem a rede de proteção às mulheres.

“A advocacia tem um papel essencial na defesa das mulheres que enfrentam violência ou vivem momentos delicados em suas famílias. Estar presente aqui é uma forma concreta de apoio, orientação e humanização do atendimento.”

A participação da OAB Amazonas no “Entre Manas” demonstra o esforço contínuo da instituição, por meio da Comissão Permanente da Mulher Advogada, em ampliar o acesso à Justiça, fortalecer a rede de proteção e garantir que mulheres em situação de vulnerabilidade encontrem apoio jurídico qualificado e acolhedor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui